sábado, 18 de julho de 2015

5 práticas 'antigas' que não são tão antigas assim

A antiguidade dá a muitos elementos da vida um ar de mistério extra. Afinal, saber que outras pessoas faziam as mesmas coisas há milhares de anos é fascinante. Mas tem muitas atividades consideradas antigas que, na verdade, são bastante recentes. Listamos algumas aqui:

Yoga
Existe um tipo de yoga que data de 2500 anos atrás - mas era uma técnica apenas de relaxamento da mente. A combinação entre o exercício corporal e meditação surgiu no século 19, quando o príncipe indiano Krishnaraja Wodeyar III criou um manual chamado Sritattvanidhi de poses de alongamento. Depois um sujeito chamado B.K.S. Iyengar combinou esses exercícios com descrições de antigos textos hindus como os Yoga Sutras e a moda pegou nas américas, nos anos 1960.

yoga (Foto: wikimedia commons)













Yoga (Foto: wikimedia commons)


Tarô
Tudo relacionado a tarô tem uma aura mística e antiga. As cartas realmente surgiram há muito tempo, temos registros de quando foram importadas do Oriente 400 anos atrás. Mas elas só começaram a ser usadas como um oráculo há 250 anos. Eventualmente, ocultistas dividiram as cartas em dois tipos de arcanos, os maiores e os menores. Os menores são as nossas cartas de baralho normais e os maiores são personagens que descreveriam uma jornada - o louco, o mago, etc. Em 1909, dois ocultistas publicaram uma nova versão das cartas, que substituía figuras com inspiração mais cristã - o papa e a papisa viraram o hierofante e a sacerdotisa.
tarot (Foto: flickr - creative commons)tarot (Foto: flickr - creative commons)

Satanismo
Será que o satanismo está por aí desde que o mundo é mundo? Na verdade, o satanismo que conhecemos hoje - o de pentagramas e cruzes invertidos - foi criado apenas em 1966 por um músico de Chicago chamado Anton LaVey, o que torna a religião mais nova do que outras crenças recentes, como a Wicca. Obviamente, descrições de atividades 'satânicas' são muito anteriores, mas o culto atual é novíssimo.
satanismo (Foto: wikimedia commons)satanismo (Foto: wikimedia commons)

Ninjutsu
Já ouviu falar da arte marcial dos ninjas? A sabedoria ninja estaria por aí há mais de mil anos, vinda de assassinos profisisonais japoneses. Mas ninguém provou o acesso a documentos ou ensinamentos do ninjutsu que sejam mais antigos do que o século 20. A escola Bujinkan, que popularizou a luta lá por 1960, não é levada a sério nas artes marciais japonesas comprovadamente mais antigas - e seu criador afirma que tirou todo o seu conhecimento de pergaminhos que ele não mostra a ninguém. Ah, e os ninjas provavelmente nunca usaram os macacões e máscaras pretos de Hollywood.
ninjutsu (Foto: wikimedia commons)ninjutsu (Foto: wikimedia commons)

Religião Viking
O paganismo escandinavo está vivo até hoje. Muita gente segue o chamado Odinismo ou Asatru. Mas não temos provas de que os vikings realmente acreditavam em Tor, Freya, Loki, Odin e companhia. Quase tudo o que realmente sabemos sobre esses deuses vem de dois livros compilados no século 13 por um sujeito com o incrível nome de Snorri Sturluson. E no século 13 a escandinávia já era majoritariamente cristã por um bom tempo. O próprio Snorri falava que os personagens dos livros eram só heróis que ganharam fama. Isso já é meio chato, mas fica pior: há estudos que afirmam que o que sabemos hoje sobre o paganismo da região é apenas uma concepção cristianizada da antiga religião.
 odin (Foto: reprodução)
(Foto: reprodução) ODIN (FOTO: REPRODUÇÃO)




Via Cracked

Nenhum comentário:

Postar um comentário