Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida sugere que o mero recebimento de uma notificação por push pode ser tão distrativa quanto atender uma ligação telefônica ou receber uma mensagem de texto.
Para chegar a essas conclusões, os cientitas pediram que 150 estudantes fizessem um teste de atenção - durante o teste, os voluntários assistem uma série de números aparecer em uma tela, com um dígito aparecendo a cada segundo. Os alunos deveriam apertar um botão a cada vez que o número mudasse, a não ser que o novo número fosse 3. Parece uma tarefa simples, certo?
Cada um fez o teste duas vezes - a primeira sem nenhuma interrupção e a segunda enquanto seus telefones recebiam mensagens de texto ou ligações. E os resultados mostraram que qualquer tipo de notificação audível - mesmo que fosse um toque rápido ou uma vibração que acontece quando o telefone exibia uma notificação por push - era altamente distrativa, mesmo que fosse ignorada.
"Nossa pesquisa mostra que celulares podem atrapalhar a concentração mesmo que seu dono não interaja com o aparelho. Como os telefones móveis estão ficando cada vez mais integrados em nossas tarefas, pode ser mais difícil que pessoas deixem os celulares de lado e se concentrem no que deveriam fazer", escrevem os pesquisadores no estudo.
Ou seja, você não precisa nem olhar para o telefone após receber uma notificação - só o fato de você lembrar dele já causou o dano.
Via The Atlantic
Nenhum comentário:
Postar um comentário