O balé é uma arte ancorada na expressão corporal de seus atletas. No entanto, a carreira de bailarino ainda parece ser subestimada quando se trata de força física e masculinidade. Para provar o contrário a atividade tem, entre outros nomes, Marcelo Gomes, 29 anos, que é a personificação dos príncipes de contos de fadas, nos palcos de Nova York, como primeiro bailarino da companhia American Ballet Theatre (ABT).
Brasileiro nascido em Manaus (AM) e criado no Rio de Janeiro, Gomes, admirador das belas artes, deu seus primeiros passos em direção ao balé clássico aos oito anos de idade, mas sua paixão pela dança e pela música se confirmaram quando tinha cinco anos e se encantou pela dinâmica que envolvia os movimentos da aula de teatro musical na escola em que sua irmã desenvolvia uma atividade.
Helena Lobato foi sua primeira professora de balé e foi ela quem mostrou o que seria o futuro de Marcelo através de vídeos de grandes bailarinos. A partir disso ele decidiu concentrar-se somente no balé, deixando de lado outras atividades. Ainda hoje ele evita se envolver em atividades que possam prejudicá-lo fisicamente – jogar futebol nem pensar. Quando atingiu 12 anos participou do vídeo de uma das alunas de sua nova escola, Dalal Aschcar. Foi esse vídeo que chamou a atenção do Conservatório Harid para Gomes, escola que impulsionou seu desenvolvimento.
O conservatório está localizado na Flórida e assim que Marcelo Gomes completou a idade mínima de aceitação, 13 anos, se mudou para lá sozinho. Seus pais o ajudaram na transição e ao fim de uma semana ele ficou sob os cuidados da escola, morando nos dormitórios, estudando matérias como história da arte, história da dança, piano, canto para não citar outras. Com 16 anos, participou de uma competição em Lausanne, transmitida ao vivo pela Europa, e seu desempenho mereceu uma bolsa oferecida para estudar na Paris Opera Ballet durante um ano, o que foi a realização de um sonho.
Em Paris o jovem bailarino teve a oportunidade de aprender e incorporar novas técnicas ministradas por grandes nomes do balé internacional como Serge Golovin. Essa trajetória percorrida por Marcelo o transformou em primeiro bailarino de uma das Companhias mais famosas do mundo. Além disso, ganhou reconhecimento internacional e ser um dos poucos bailarinos com uma coreografia criada especialmente em sua homenagem – passos curtos – um título bastante sugestivo se considerar aonde chegou em tão pouco tempo.
Com seu desempenho de Romeu recebeu várias criticas positivas, principalmente do New York Times, por sua expressão e movimentos inspiradores que são essenciais para dar destaque ao conjunto do espetáculo ao lado de sua Julieta. Isso reflete em sua vida cotidiana: Marcelo Gomes demonstra ser um homem de grandes aspirações e um caráter humilde ao declarar sua admiração aos colegas da Companhia e reconhecer em si e nos outros as diferenças que os tornam importantes para os espetáculos. E quando o brasileiro visita a família não perde a chance de se apresentar e trazer espetáculos para o Teatro Municipal de Manaus.
Marcelo Mourão Gomes (Manaus, 26 de setembro de 1979) é um bailarino brasileiro. Marcelo Mourão Gomes nasceu em 26 de setembro de 1979 no Estado do Amazonas, com 5 anos foi para o Rio de Janeiro e cresceu lá. Está desde 1997 no American Ballet Theatre, em New York - EUA, onde atua como 1º bailarino.
FORMAÇÃO
• 1996 - 1997 ESCOLA DE DANÇA ÓPERA DE PARIS - Paris/França. • 1993 - 1996 THE HARID CONSERVATORY - Boca Raton / EUA. • 1986 - 1996 BALÉ HELENA LOBATO - Curso Básico (Brasil); BALÉ DALAL ASCHAR (Brasil); CUBALLET - Buenos Aires/Argentina (Laura Alonso); CUBALLET - Niterói/Brasil (Laura Alonso); CUBALLET - Rio de Janeiro/Brasil (Laura Alonso); ACADEMIA DE BALÉ DE HOUSTON (curso de verão); BALÉ DE BOSTON.
APRESENTAÇÕES
• 2001 METROPOLITAN OPERA HOUSE - American Ballet Theatre, New York/EUA CINDERELLA - coreografia: Ben Stevenson; TEMA E VARIAÇÕES - coreografia: George Balanchine; TCHAIKOVSKY PAS DE DEUX - coreografia: George Balanchine; LAGO DOS CISNES - coreografia: Kevin McKenzie.
2000 • METROPOLITAN OPERA HOUSE - American Ballet Theatre, New York/EUA O CORSÁRIO - coreografia: Kostantin Sergeyev - personagem: Ali, o escravo; ROMEO E JULIETA - coreografia: Kenneth MacMillan; DIVERSÃO DOS ANJOS - coreografia: Martha Graham; ETUDES - coreografia: Harald Lander; BAROQUE GAME - coreografia: Robert Hill; MEADOW - coreografia: Lar Lubovitch
1999 • THEATRO MUNICIPAL, Rio de Janeiro/Brasil O QUEBRA NOZES - coreografia: Dalal Achcar
• METROPOLITAN OPERA HOUSE - American Ballet Theatre, New York/EUA ROMEO E JULIETA - coreografia: Keneth Macmillan - personagem: Benvolio.
• PALACIO DE CONGRESSOS DE MADRID, Ángel Corella & Stars of American Ballet, Madrid / Espanha TAIKOVSKY PAS DE DEUX - coreografia: Marius Petipa; WHO´S CARES? - coreografia: George Balanchine.
• DANÇANDO NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA II - Teatro Amazonas, Manaus/AM PAS DE DEUX (ALBER) DE GRAN PAS CLASSIQUE - coreografia: Gorsky; PAS DE DEUX DO CISNE NEGRO DE O LAGO DOS CISNES - coreografia: Marius Petipa.
1998 • CITY CENTER - American Ballet Theatre, New York / EUA - BRUCH VIOLIN CONCERTO Nº 1 - coreografia: Clark Tippet; SINFONIETTA - coreografia: Kylian.
1997 • LUNA PARK - American Ballet Theatre, Buenos Aires / Argentina TEMA E VARIAÇÕES - coreografia: George Balanchine; TCHAIKOVSKI PAS DE DEUX - coreografia: George Balanchine.
• DANÇANDO NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA - Teatro Amazonas, Manaus/Brasil DON QUIXOTE PAS DE DEUX - coreografia: Marius Petipa e Alexander Gorsky; GRACIOSO - coreografia: Mark Godden.
1995 • HARID CONSERVATORY, Boca Raton / EUA A BELA ADORMECIDA, ATO III - coreografia: Marius Petipa.
Marcelo se orgulha de ser um brasileiro ocupando os melhores espaços culturais do mundo.
1994 • ÓPERA DE PARIS - Escola de Dança (Palais Garnier), Paris/França DESSINS POUR SIX - coreografia: John Taras; LE CHEVALIER ET LA DAMOISELLE - coreografia: Serge Lifar; WESTERN SYMPHONY - coreografia: George Balanchine.
• HARID CONSERVATORY, Boca Raton/EUA COPPELIA PAS DE DEUX, ATO III - coreografia: Laura Alonso; DANSE ESPAGNOL DE LAGO NOS CISNES, ATO III - coreografia: Bertha Valentin - QUEBRA NOZES, ATO II - coreografia: Olivier Pardina; PAS DE TROIS PAQUITA - coreografia; Marius Petipa; REFLECTIONS FOR, PARTE I - coreografia: Robert Barnett; SEVILLANAS Y TANGOS - coreografia: Ilisa Rosal; FESTIVAL DE FLORES EM GENZANO - coreografia: Laura Alonso.
1993 • HARID CONSERVATORY , Boca Raton/EUA PAS DE TROIS DO LAGO DOS CISNES, ATO I - coreografia: Olivier Pardina; LA JOTA - coreografia: Bertha Valentin; VARIAÇÕES DE GISELLE, ATO II (ALBRECHT) - coreografia: J. Perrot e J. Coralli.
Prêmios
• 1993 - Solista Revelação no Festival de Dança de Joinville-SC no Brasil. • 1994 - Prêmio de excelência outorgado pela divisão de dança do Harid Conservatory; • 1995 - Prêmio Jeannot B. Cerrone do Harid Conservatory; • 1996 - Hope Prize no Prix de Lausanne.
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